domingo, 24 de outubro de 2010

SOPA QUE EMAGRECE

Nem só de doces sobrevivem uma cozinha.
Nem chego a abusar muito dos doces que eu faço,
 porque geralmente o meu maior prazer é fazer, e não comer.
Mas tenho um ponto fraco: a ansiedade
Que só é controlada por altas doses de chocolate....kkkkkkk
Mas engana-se quem pensa que eu chego a ficar paranóica com os diversos tipos de dietas.
Essa eu peguei porque nunca tinha feito um verdadeiro caldo de legumes, então, uni o útil ao agradavel.
 receita e  dicas,  do site da revista Boa Forma

Caldo básico

Ingredientes
• 1 peito de frango grande (800 g) ou carne vermelha magra (coxão mole, patinho ou alcatra)   (eu usei frango)
• 2 1/2 litros de água
• 2 cebolas cortadas ao meio
• 2 cenouras grandes em pedaços
• 1 tomate com pele e semente
• 2 talos de salsão
• 1 folha de louro
• 2 hastes de salsinha
• 3 grãos de pimenta-do-reino
• 1 col. (café) de sal
Modo de preparo
Corte o frango em cubos pequenos para que solte todos os nutrientes durante o cozimento. Coloque na panela de pressão com a água, a cebola, a cenoura, o tomate, o salsão, o louro, a salsinha, a pimenta e o sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando a válvula começar a apitar, cozinhe por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar com a panela tampada. Retire o frango e guarde. Passe o caldo por uma peneira fina pressionando os legumes cozidos com uma concha. Distribua o caldo coado em cinco potes higienizados (cerca de 300 ml cada um) e congele. Use uma porção para
preparar uma sopa diferente a cada dia. Deixe para ajustar o sal na finalização da sopa.



Combine os ingredientes e crie sopa diferente

Para variar o sabor da sopa sem deixá-la calórica, escolha um alimento de cada grupo e junte ao caldo. Não esqueça das especiarias: são elas que vão acelerar a perda de peso!

Proteínas

Frango (ou coxão mole): tem uma boa dose de proteína e pouca gordura. Quanto juntar ao caldo: 150 gramas de frango cozido (150 calorias), desfiado ou em cubos e refogado com cebola.

Ovo: fonte de proteína completa, sacia e adia a fome. Quanto juntar ao caldo: 1 ovo cozido (75 calorias) em cubos ou estale o ovo cru e cozinhe por 10 minutos

Quinua: garante proteína magra e de fácil absorção. Quanto juntar ao caldo: 2 colheres (sopa) da quinua em grão (70 calorias). Ferva por 10 minutos

Mussarela de búfala: é um dos queijos com mais proteína e cálcio e menos sódio. Quanto juntar ao caldo: 1 bola média de mussarela (85 calorias) cortada em cubos.

Carboidrato


Arroz integral: rico em fibras, engorda menos que o branco e sacia mais. Quanto juntar ao caldo: 2 colheres (sopa) de arroz integral cozido (155 calorias).

Aveia: traz betaglucana, tipo de fibra que atua nos hormônios que regulam a fome. Quanto juntar ao caldo: 1 colher (sopa) de aveia (90 calorias). Ferva por 2 minutos.

Inhame: tem carboidrato e substâncias que reduzem a resistência à perda de peso. Quanto juntar ao caldo: 1 pires (café) de inhame cozido (50 calorias) em cubos e refogado.

Macarrão integral: por ter fibras, engorda menos e sacia mais que o macarrão refinado. Quanto juntar ao caldo: 1/2 xícara (chá) de macarrão cozido (60 calorias).

Hortaliça
Abóbora: é magrinha e tem bastante fibras. Por isso, sacia sem engordar. Quanto juntar ao caldo: 1 xícara (chá) de abóbora em cubos (40 calorias) refogada com cebola.

Rúcula: por trás do gostinho ardido dessa folha existem substâncias antiinflamatórias e digestivas. Quanto juntar ao caldo: 5 folhas (15 calorias). Ferva por 5 minutos.

Couve: além de fibras, tem magnésio e cálcio (bons para os ossos).

Acelga: macia, combina bem com sopa. Tem fibras e magnésio. Quanto juntar ao caldo: 2 folhas picadas (20 calorias). Ferva por 10 minutos.

Especiarias

Gengibre: o zingiberine, substância que dá o sabor ardido, eleva em até 20% a queima de calorias. Quanto juntar ao caldo: 1 pedaço (3 cm) de gengibre fresco ralado.

Canela em pau: carrega substâncias estimulantes que aceleram o metabolismo e melhoram a circulação. Quanto juntar ao caldo: 3 pauzinhos. Ferva por 5 minutos.

Pimenta: responsável pelo sabor ardido, a capsaicina reduz a fome e acelera a queima de calorias. Quanto juntar ao caldo: 1 ponta de pimenta vermelha picadinha.

Chá verde: concentra fitoquímicos que desintoxicam e aceleram o metabolismo. Quanto juntar ao caldo: 1 colher (sopa) do chá preparado mais forte.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...