domingo, 24 de outubro de 2010

BOLO DE CHOCOLATE DO BLOG BAUNILHA E CHOCOLATE

Me desculpem novamente pela chuva de posts, hoje foram 9.
Mas a vida de dona de casa é assim...
Acabei de passar uma pilha de roupas, e sentei por alguns minutos em frente ao computador, antes de preparar o café da tarde dos meus filhos.
E já prevendo, a correria da próxima semana, com votação para presidente, feriado dia 2/11 e ainda o halloween, que com certeza serei cobrada pelos meus filhos por um doce temático, sei que não conseguiria postar nada.
Voltarei para visitar os blogs amigos e colocar o papo em dia.


Em banho maria...





Aproveitando o creme de leite fresco da receita de muffins de framboesa , e também pegando mais uma delicia do blog da Lau e do Paulo,  o Baunilha e Chocolate
fiz esse bolo de chocolate.
Que não consigo descrever se é um bolo ou se é uma mousse, ou seria os dois?
Bom, não importa.....pois ele é maravilhoso. e eu adorei.

100 g de chocolate amargo (de preferência com 70% ou mais de cacau)
100 g de manteiga
3 ovos inteiros
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro.
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa de extrato natural de baunilha
1 colher de sopa de cognac(não usei)
50 g de farinha de trigo
2/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de café de açúcar cristal para decorar(não usei)

2) Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria. 
3) Em banho maria pré aquecido, bater os ovos com o açúcar e o extrato de baunilha com o fogo desligado até ficar cremoso.
4) Juntar em etapas, cuidadosamente, o chocolate aos ovos até tudo ficar homogêneo.
5) Peneirar juntos a farinha com o bicarbonato sobre essa mistura de chocolate e misturar delicadamente com uma espátula.
6) Bater o creme de leite com o açúcar de confeiteiro até o ponto de chantilly e misturar em etapas o chantilly a massa cuidando para manter a forma.

Untar com manteiga e farinha (bem batida para não deixar excesso) uma forma quadrada de 15×5 cm. Colocar a massa e bater para assentar. Polvilhar o açúcar cristal sobre a massa e levar ao forno por 20 minutos a 180 g.

cobertura

chocolate amargo
manteiga
extrato de baunilha



29 comentários:

Vicentina disse...

Fabiana, sabe que gostei de todas as receitas, todas ótimas.
Quando a gente tem crianças na idade dos seus o tempo da gente é realmente curto, temos que aproveitar muito bem o pouco tempo que temos.
Quanto a panela de pressão, realmente o susto é muito grande, já vi uma panela explodir na casa de uma tia, quase morri de susto. Mas vc teve recompensa, ganhou uma nova então valeu.
Sabe que estou louca por este livro do padre Marcelo, assim que puder vou comprá-lo.
Bjs

Marina Mott disse...

Que delícia!! Ficou com uma cara....!!!!Bjs!!

Sandra G disse...

Fabiana, isso é uma tentação muito grande!!

Bjs

Chef Daniel Deywes disse...

Nossa, ficou molhadinho, que delicia, meio mousse, meio bolo.

Se é de chocolate, não tem como ficar ruim rsrsrsrsrsrs


abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com

Renata Boechat disse...

Um bolinho muito gostoso pra começar a semana!

Ótima idéia Fa,

Bom dia, boa semana!

DAI disse...

MEU DEUS..VOU TER Q FAZER ESSA PERDIÇAO!!!!ADORO SUAS RECEITAS,TODAS TODAS......

Sentir-se Amado disse...

Querida, estou passando aqui para contar que o almoço do domingo (ontem) foi o macarrão ninho ao forno (http://sonhodocesonho.blogspot.com/2010/06/macarrao-ninho-assado.html).
Uma delícia!!!
Não sobrou 1 ninho para contar história! rs
Adorei! Prático, fácil, rápido e uma delicia!
Um beijão

Lau Verrengia disse...

Fabiana!
Por isso não consegui acompanhar, foram muitas receitas ao mesmo tempo. rs

Só comentei agora lá nos muffins de framboesa.

Que bom que gostou do bolo, deu certinho, a textura ficou igualzinha.
Eu amei esse bolo, primeiro porque é de chocolate (não resisto) e depois porque tem essa textura incrível.

Ficou lindo seu bolo!

Beijão!

Unknown disse...

♥ Fabiana
é mesmo: palmito é meio carinho, e assim mesmo ainda corremos o risco de comprar um que parece mais pedra.Dá uma raivinha quando compramos algo que tanto queremos, caro ainda por cima e depois perdemos, mas deixa pra lá.
Tenta com frango ou com carne moída. Fica gostoso e bem baratinho.
desculpe-me pela demora me responder teu recadinho. Estava viajando e sem pc.
Beijos, amo receber suas visitas, viu? Volta mais amiga.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Oi Fabi, que saudade de passar por aqui, que bolo mais lindo, deve ser delicioso hein! Que susto ali no post anterior, logo pra vc que tem medo da panela de pressão, ah mais olha só que maravilha, ganhou uma panela linda e moderna e um livro do Padre Marcelo, isso sim é sogra hein! Beijos e uma ótima semana!

Unknown disse...

Parabens pela receita divina!! deixo aqui para vc o convite de visitar meu blog quando der para vc>>>
http://culinariachrisgipebube.blogspot.com/

carol disse...

olá!!fabiana!!parabéns!!parece delicioso e umido.;.
caroliny!!

Trainee de Cozinheira disse...

Tentador seu bolo, Fabiana!, bjs
Maura

Pitadasdilu disse...

Que delícia!! Minhas lombrigas ficaram nervosas... que vontade de comer um pedaço...
Bjos, Lú.

Cantinho da Jana!!! disse...

Olá Fabiana tudo bem??
Sempre vejo comentários seus em blogs amigos e hoje resolvi dar uma passadinha por aqui para conhecer...
Tuuuudo de bom heim???

Vou te seguir..
Fica aqui o convite para conhecer meu cantinho e se gostar poderemos trocar muitas receitinhas...rsrs

bjim
Jana

http://janainamechi.blogspot.com/

Paulo RT disse...

Fabiana, se ficamos felizes quando fazem uma receita que publicamos no nosso blog, mesmo ela sendo de algum outro autor, imagine quando vemos uma "cria", um "filho"?
Adorei ver nosso bolo tão bem reproduzido. Você havia notado que parecia um mousse e realmente você fez como se visse nós fazermos. A textura está muito parecida e isso mostra o quanto viu com atenção. Isso é muito bom. Obrigado pela Lau e por mim.
Já estamos pensando em dividir em 2 e colocar mousse no meio. Será que ficará melhor?
beijos.

Vanessa Valadares disse...

Menina....eu aqui morrendo de vontade de comer um bolo de chocolate e vc faz isso comigo :OOOOO
Eu ia bem fazer um, quando me dei conta de que não tinha farinha de trigo...sniff.
Parece DELICIOSO.....ham ham...
Beijokas

Bichinha disse...

Nem é preciso estar deprimida para querer comer esse bolo, só de olhar dá vontade.
Bj e boa semana

Sentir-se Amado disse...

Querida, sinta-se a vontade com o texto!
Mas quero saber qual é o seu outro cantinho onde vc vai postá-lo! rsrsrs Preciso te visitar lá tbm! ;)
Um beijao!

Andréa Santana disse...

Bolo de chocolate é muito bom , mas este seu ficou show!!!

andreaquitutes.blogspot.com/

Andréa....

Luciana Macêdo disse...

Receitas novas para eu experimentar e com chocolate, sei que irão agradar.

Conheço a Barra Doce, já comprei algumas coisas pela internet. Lá tem várias forminhas, mas as com estampa de oncinha...estas não tem.
Bjs!!!
Lu

Paulo RT disse...

Surpresa:
http://baunilhaechocolate.com/archives/3625
Procure pelos muffins também.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida
Esse bolo tem uma textura incrível, do jeitinho que eu gosto!
Um grande abraço
Léia

Rachel disse...

Que delícia, mais parece um brownie!
Bjuss!!!

tatiane disse...

Esse bolo deve ter uma textura incrível, está na minha lista, mas tenho feito muitos bolos de chocolate.
As fotos estão lindas!
beijos

"Manjares da Manu" disse...

Que bolo maravilhoso!!!

Bjs...E que cor linda!!!
Nossa só tem receitas de babar!!!

Renata disse...

Nossa Fabi, babei muito por esse bolinho! Bem úmido, do jeitinho que eu gosto! Adorei!

Beijão!

ALIMENTA disse...

Wowwwwwwwwwwwwwwwwwwwww!!!
maravilloso!!!
Hummmmm :-D

Bertha Poyer disse...

Oi Fabiana, Parabén pelo teu blog.
Eu sou loca por chocolate e também faço colecção de receitas de tudo que tenha como ingrediente: Chocolate! faço optimos bolos e sei avaliar só pela receita um bom bolo de chocolate. Este deve ser delicioso! Obrigada pela receita!

Também tenho um blog: http://bolos ecupcakes.blogspot.com
um negócio que comecei a pouco. e em breve colocarei receitas...

Vou ver se consigo enviar a minha melhor receita de chocolate...
bjs e bons bolos!!

Bertha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...