segunda-feira, 18 de abril de 2011

FALSO BOLO DE CHOCOLATE RECHEADO COM BANANA CARAMELADA

Estava super ansiosa para vir aqui mostrar os presentinhos que ganhei de uma amiga muito querida,
A Dina do Flor de Tavira
Nos conhecemos há pouco tempo....
Visitando alguns blogs amigos, me deparei com várias receitas feitas com farinha de alfarroba.
Sempre comentava, sobre a receita, mas frisavava que não conhecia a farinha.
E a querida Dina, viu o meu comentário em algum blog e
me mandou um email super carinhoso, me oferecendo a farinha de alfarroba,
 imagina como eu fiquei.....?!?!
Tímida do jeito que eu sou, fiquei meio sem graça.
Mas muito feliz!
Não só pelo mimo ofertado,
mas porque gestos como o dela, hoje em dia é muito dificil de encontrarmos.
Ela também me mandou a vagem da alfarroba, para eu conhecer e um pacote de cuajada.
Quem quiser, dê uma passadinha no Flor de Tavira, 
lá há uma variedade de produtos :
chocolates, forminhas, vagens de baunilha,  e olha esse kit  de cupcake da Hello Kitty, muito fofo.

Achei várias receitas com a farinha de alfarroba, mas uma que me chamou mais a atenção, foi essa 
da Akemi do Pecado da gula
Que recheio maravilhoso!
Posso dizer que escolhi a receita certa para estrear a farinha.

Hoje, por coincidência a Ana Maria Braga, estava experimentando vários tipos de ovos de páscoa, entre eles, o de alfarroba, e mais tarde, no programa Mulheres, a apresentadora Catia Fonseca também experimentou o mesmo, e o descreveu como chocolate meio amargo torrado.

 * xícara medida de 250ml

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de cacau em pó (usei cerca de 1/4 xícara de alfarroba)
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
115g de manteiga em temperatura ambiente (usei margarina culinária)
1 1/4 xícara de açúcar (dividido em 2 partes para o recheio e massa do bolo)
2 ovos grandes
3 bananas maduras
3/4 xícara de iogurte natural 
90g de chocolate meio amargo picado ou gotas de chocolate (não usei)

Coloque 1/2 xícara de açúcar numa panela de preferência teflonada e leve ao fogo. Deixe até caramelar, tomando cuidado para não queimar. Junte as bananas cortadas em rodelas e mexa. Continue cozinhando até que o caramelo se dissolva e as bananas fiquem macias e o doce encorpe um pouco (cerca de 5 minutos em fogo médio). Despeje num prato e amasse as bananas. Deixe esfriar.

Forre uma forma de bolo inglês com papel manteiga.

Pré-aqueça o forno a 175oC.

Peneire a farinha com o cacau, fermento, bicarbonato e sal.

Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o acúcar restante (3/4 xícara) e bata até a mistura ficar clara e fofa. Coloque os ovos, um por um, batendo bem a cada adição.

Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos em 3 etapas alternando com o iogurte. A massa é bem pesada, mas se estiver muito dura, coloque um pouco de leite.

Tire da batedeira, junte o chocolate picado e termine de misturar.

Despeje metade da massa na forma. Espalhe com a ajuda da colher. Coloque o recheio de bananas e cubra com o restante da massa. Nivele a superfície.

Leve para assar por 55 a 60 minutos. Faça o teste do palito.

Desenforme e deixe esfriar sobre grade mantendo o papel manteiga.

Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.


                                                                     Alfarroba, muito parecida com o cacau em pó





Não resisti e fiz também na versão muffins.


                                        Dina, obrigada por me proporcionar essa alegria !

32 comentários:

Ellen - Cupcakes Fun disse...

Fabi querida parabéns pelos mimos recebidos!
Adorei conhecer esta farinha! Nunca tinha sequer ouvido falar!! Fiquei super curiosa, visitei o blog que vc indicou e encontrei lá tanta coisa boa!! Adorei!!
E este bolo deve ter ficado uma maravilha né??

beijinhos

Ale Quejinho disse...

Que legal. Muitas dicas neste blog hoje!
Ale

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Farinha de alfarroba é muito bom mesmo,já fiz várias receitas também amiga,seu bolo e muffins ficaram deliciosos,bjokinhass

Ana Rita disse...

Fabi, deve ficar uma delicia com essa banana...Eu tb sou apreciadora de alfarroba e acho que é muito versátil...

bjoka
Rita

paula MARIANA disse...

Parabéns pelo miminho Fabiana, a Dina é realmente fantástica e sempre atenta. Fizeste um bolo lindo que já guardei a receita, e quem diria que não é só de chocolate hehehe, obrigado por partilhar sua primeira, de muitas experiencias, com a alfarroba,

beijos!!

RUTE disse...

Fabiana,
tenho visto esse bolinho por ai e a cada artigo apresentado pelas bloguistas, cresce minha vontade (imensa) de experimentar. Ver se não esqueço novamente rsss
O perfil do seu bolinho está lindo demais! Amei.
Beijinhos,
Rute

Flor de Tavira disse...

Fabiana, que bela receita escolheste, parabéns! Aqui em Portugal a alfarroba é muito utilizada pelos vegans como uma alternativa saudável alternativa, em substituição do chocolate, ou como mais uma opção alimentar. Obrigada pelo carinho que atribuis ao meu cantinho e, sempre que precisares, aqui estou! :)
Beijinho

Kawaii Biscuit disse...

Parabéns pelos mimos, você merece!
Eu ainda não conhecia essa farinha nem tinha ouvido falar.
A textura da massa fica bem bonita.
E como sempre você arrasou.
Bjs, Rosa.

No Conforto da Minha Cozinha... disse...

Tenho um pacotinho de farinha de alfarroba para usar, e esta receita parece-me tão bem... Ficou uma delicia. Beijocas

"Manjares da Manu" disse...

Parabéns!!!Pelos mimos!!!
Eu tb nunca provei esta farinha!!!
Eu vi a Ana Mª e ela não gostou do chocolate!!!Já o médico ele disse que até não era ruím!!!
Mas o bolo ficou de dar água na boca!!!

Bjs...

Sandra G disse...

Fabiana que bom puderes experimentar a alfarroba.A Dina foi muito querida.
O teu bolinho está fantástico.Passa bem por chocolate. :)

Bjs

Vivendo e Aprendendo a Cozinhar disse...

Amigaa, que maravilha de receita e qta coisa a gente aprende com vc! =)
Já tinha ouvido falar na alfarroba, mas nunca tinha visto em fotos e nem de perto, rs. Agora jah sei como eh.
Bjsss
Si

Josy disse...

Fabi querida, parabéns pelos mimos que recebeu, eu já ouvi falar muito dessa farinha nos blogs das amigas portuguesas, e não é de se admirar o gesto bonito que a Dina teve com vc, uma por que vc merece, por ser tão dedicada em sua cozinha e outra por que as nossas amigas portuguesas são realmente muito gentis e carinhosas. Gostei muito do bolo, ficou lindo, fofo e achei muito legal vc ter experimentado e aprovado. Eu vi a Ana Maria hj e realmente ela estava falando da alfarroba, foi bom, conhecemos pela tv e soubemos por vc o quanto ela é boa né?
Qto a sua receita publicada no meu blog, eu fiz um comentario à sua resposta la mesmo, a honra em ter uma receita tirada do seu cantinho foi minha, acredite! Eu e a maioria das amigas te admiramos e gostamos muito de vc... Bjocas amiga.

VOVÓ CRISTINA disse...

Fabi, você merece, afinal vc é mesmo um doce de pessoa.Que legal essa farinha, nunca tinha ouvido falar mesmo, vou procurar saber onde encontrar. Esse bolo está um show minha amiga! Nossa!Parabéns, vou lá conhecer a Dina, beijos.

Andréa disse...

Parabéns amiga, pelos mimos, você merece por ser uma pessoa muito especial.
Seu bolo está maravilhoso,as duas versões é claro !
Ontem tentei fazer os coelhinhos que vi por aqui, meu filho deu muitas rizadas dos meus é claro ficaram parecidos com gatinhos,a receita é maravilhosa, vou tentar fazê-los novamente em formatos de coelhos, rsrs.
Suas receitas são maravilhosas amo vir aqui.

bjs,
Andréa...

Vivian disse...

Fabi, ficou gostoso? pq a Ana Maria falou mal do chocolate de alfarroba, ela disse assim: deixa eu pegar um pedaço desse aqui pra tirar o gosto desse de alfarroba rs.

bjs

Lourdes Sabioni disse...

Ai Fabi, que delícia receber estes mimos...e o bolo? Menina que tentação! Fiquei a babar!
Beijos!

Sandra Reis disse...

Querida Fabi

Foi um lindo gesto de amizade, pois você merece muito. Agora fiquei curiosa de conhecer a Dina, vou passar lá e conhecer o bolo. Que boa a ideia da alfarroba, não conhecia e nem tinha ouvido falar. Também fiquei curiosa em conhecer.

Um beijão querida e um pros pequeninos também

Cheiro Doce disse...

Adorei o post... cheio de informações.
Não conhecia essa farinha!

Beijos e vou lá conhecer a Dina!
Ana

arte da sadhia disse...

oi flor que delicia de receita sabe meu filho mais velho quando pequeno tinha alergia á chocolate e quando queria fazer um bolo de chocolate pensava muito né até que a nuticionista me ensinou a fazer dessa alfarroba ..sabe amiga me ajudou muito com o pimpolho que é doido por chocolate ...e o sabor é incrivel né
hoje ele já pode comer mas em pequenas porções né
mas ajudou muito
bjocas e obrigado pelos elogios

CRIKA disse...

Fabi, o meu marido AMA bolo de banana e esse me pareceu MARAVILHOSO, vou fazê-lo com certeza depois eu posto no meu blog e te aviso!!! Boa Páscoa!!! Beijão

Maísa disse...

Que bacana isso né Fabi?!E o bolo ficou bem fofinho e com gostinho de quero mais...beijkas

Ivani disse...

Oi Fabi, eu também nunca tinha ouvido falar dessa farinha de alfarroba...o seu bolo ficou lindo!
E com uma carinha de muito apetitoso!!!
Parabéns pela receita.
Tenha um ótimo dia.
Bjs
Ivani

Nin@'s Cupcakes disse...

Fabi, obrigada pela visitinha!!!
tenho certeza que com jeitinho você pode fazer até mais bonitos, pois você é muito prendada :)


Bjks

Carminha Lyra disse...

Nossa Fabi, tbm não conhedcia essa farinha nem jamais tinha ouvido falar!
Vou procurar mais sobre ela.
O seu bolo ta com uma caraaaa... que vou te contar viu

Josinete Beatriz disse...

Fabi, você é um docinho... igual seu blog! Obrigada pela visitinha! Adooorei!Bjus docinhos, Josi.

A Paixão da Isa disse...

ficou mesmo muito bom e com um aspecto maravilhoso beijinhos

Luciana disse...

Parabéns Fabi pelos mimos recebidos. Também nunca ouvi falar dessa farinha, que interessante que substitui o chocolate. E o sabor, também é parecido? Fiquei curiosa.
Ficaram tão convidativas essas fotos.
Bjos, Lú.

Nani disse...

Eu já vi essa farinha uma vez, mas por não saber direito o que fazer com ela acabei não comprando, agora se achar novamente já sei o que farei!
Beijos

Marina Mott disse...

Oi, Fabiana! Muito legal esse post! Nunca fiz nada com alfarroba...O bolo e os muffins ficaram lindos! Beijo!

Lari/Jê disse...

Pra variar, tá com uma cara ótima =D
Deu até água na boca...
E como você nunca vi essa tal farinha de alfarroba por aqui!!!

Beijos
Lari

Akemi disse...

A minha alfarroba acabou num instante, apesar do gosto ser diferente do chocolate, engana bem e tem feito o maridão passar menos vontade! rsss
Esse recheio de banana é muito bom mesmo, dá para usar em outros bolos tbm e vejo que vc caprichou no recheio! Ficaram ótimos! Adorei a versão muffins! Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...