quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MEU PRIMEIRO COOKIE:COOKIE TRIPLO DE CHOCOLATE











Fiquei dias pensando no que fazer para o Dia dos professores....
Afinal, todos os anos, comprava uma lembrancinha para cada professor dos meus dois filhos.
Mas esse ano, dois fatores, me fizeram mudar os planos.
Primeiro, a crise e segundo, a minha paixão pela culinária.
Resolvi então, fazer um cookie, mas não um simples cookie, fiz o melhor cookie, segundo o Victor hugo do blog Prato Fundo .
Essa receita, já tinha visto no programa da Nigella e também no blog da simone, o chocolatria .
Fiquei preocupada, pois este seria o meu primeiro cookie, mas segui direitinho tudo o que o Victor Hugo postou, só fiquei na dúvida quanto ao tempo do forno, pois eles variam de um para outro.
Mas no fim deu tudo certo, fiz algumas fornadas, com menos tempo e com mais tempo...
e obtive cookies mais fofinhos e cookies mais crocantes.
Estava com visita em casa, então, a minha insegurança foi embora, com o primeiro elogio.

Ingredientes

  • 125g de chocolate amargo com 70% de cacau
  • 150g de farinha de trigo
  • 30g de cacau em pó peneirado
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 125g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 75g de açúcar mascavo peneirado
  • 50g de açúcar cristal
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 ovo gelado, recém tirado da geladeira
  • 350g de chocolate meio amargo em gotas ou pedacinhos

Modo: pré-aqueça o forno em 180ºC. Derreta o chocolate (125g) amargo no microondas ou no banho-maria, cuidado para não queimar ou deixar água entrar, reserve.

Misture os ingredientes secos: a farinha de trigo, cacau, bicarbonato de sódio e o sal, reserve.

Bata a manteiga com os açúcares (mascavo e o cristal) até ficar um creme homogêneo, então, adicione o chocolate derretido e bata bem. Acrescente a baunilha (essência ou extrato) e o ovo gelado, bata para misturar.

Junte os ingredientes secos e as gotas de chocolate, misture muito bem. A massa fica ‘mole’, mas não escorre. A dica para modelar é usar uma colher de sorvete (ice cream scoop, aquela com mecanismo para soltar a bola), distribua 6 em cada assadeira (se não for anti-aderente, forre com papel manteiga) e não nivele.

Asse por 18 minutos (os meus assaram em 15), faça o teste do palito: não deve sair úmido. Se vier com chocolate, tente em outra parte. Retire do forno, deixe esfriarem por 5 minutos na assadeira e depois transfira para uma grade para esfriarem por completo.

3 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Parece delicioso!!! Com aquela cor de chocolate de verdade!!!
Lindos!

Lau Verrengia disse...

Primeiros e lindos. :)
Eu já fiz esta receita da Nigella, os cookies são deliciosos mesmo, tem um sabor intenso de chocolate.

Beijinhos

Talita disse...

Hummmm... Gosto tanto de cookies! Fiquei com vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...