domingo, 18 de outubro de 2009

EMPADA MAIS VOCÊ


Essas foram as minhas primeiras empadas.
Resolvi fazer no aniversário do meu filho.
E como sou super insegura, e era a minha primeira vez, resolvi procurar as melhores.....
Me lembrei de uma receita do  programa Mais Você, feito por uma empresaria que começou na cozinha de casa, e hoje tem várias lojinhas de empadas.
E como minha também mãe, já tinha testado, fui com tudo e fiz a receita.
Ufa! confesso que essas receitas, cheias de detalhes, cansa.
Tiro chapéu, para quem faz em grande quantidade e vende, como a minha mãe, é claro!

Ingredientes

Massa:
- 3 gemas 
- 50 ml de água ou (1 xícara de café de água) 
- 600 g de farinha de trigo 
- 1 colher (café) de sal 
- 300 g de margarina

- gema ligeiramente batida para pincelar 

Recheio: 
- 2 colheres (sopa) de óleo 
- 4 dentes de alho picado
- 2 cebolas médias picadas 
- 2 tomates médios picados 
- 2 tabletes de caldo de galinha 
- 1 peito de frango grande temperado cozido e desfiado
(reserve o caldo do cozimento)
- 400 g de farinha de trigo 
- salsa, cebolinha picados, sal, pimenta-do-reino a gosto 
- 40 azeitonas sem caroço para colocar um cada empadinha

Modo de Preparo

Massa:
1 - Numa tigela, peneire as gemas e depois misture água.
Reserve.

2 - Numa travessa, coloque farinha de trigo, sal e margarina e
misture bem. Adicione as gemas com água (reservadas acima) e
misture tudo até ficar uma massa homogênea. Deixe descansar na
geladeira por 30 minutos.

3 - Pegue uma pequena porção da massa e forre cada forminha de
empada (DICA: Faça uma camada fina de massa) e preencha com o
recheio de sua preferência. Pegue outra porção de massa, abra na
mão (ou numa superfície lisa) e cubra tampando a empadinha e
pincele a tampa com gema batida.

4 - Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus C por 25
minutos.

Recheio:
Numa panela com óleo, refogue o alho picado e cebola picada.
Junte tomates médios picados, o caldo do cozimento do frango,
caldo de galinha e deixe ferver. Acrescente peito de frango
grande temperado cozido e desfiado, misture bem e incorpore
farinha de trigo e mexa bem. Por último, coloque salsa e
cebolinha picadas e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

  

2 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Meu sogro é um alucinado por empadas! Vou experimentar essa massa para fazer p/ ele!
Bjs

Fabiana disse...

Tatiana,
Empada é uma delicia por si só....
mas a receita da minha mãe(não é porque, é da mamãe..rs..rs...), é muito mais gostoso, só que é feita com gordura hidrogenada.

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...