quinta-feira, 29 de outubro de 2009

COOKIES CROCANTES COM GOTINHAS DE CHOCOLATE


Meu segundo cookies!!!
Depois que fiz o primeiro, me apaixonei por eles.
Deixei até de comprar os que eu sempre comprava.
Mas o problema é escolher um, entre várias receitas de cookies que andei pegando de outros sites e blogs.
O escolhido da semana, foi o cookie crocante com gotinhas de chocolate, da Patricia do Technicolor Kitchen , e olha que não foi uma tarefa fácil, já que no blog da Patricia, há uma variedade, com mais de 40 tipos de cookies.
Sem falar em outros blogs sensacionais que também trazem receitas deliciosas de cookies.
Mas prometo que vou testando aos poucos....
Essas ficaram deliciosas!!
Até adicionei alguns pedaços de chocolate branco, para variar...

Cookies crocantes com gotinhas de chocolate

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, derretida e quase fria
1 xícara (220g) de açúcar granulado
½ xícara (80g) de açúcar mascavo* – aperte na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de baunilha
3 colheres (sopa) de água
250g de gotinhas de chocolate meio-amargo – usei mini gotinhas

Pré-aqueça o forno a 175ºC – você vai usar a grade do meio para assar os cookies.
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou papel pardo.

Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal em uma tigela média e reserve. Em uma tigela grande, usando a batedeira em velocidade baixa, bata a manteiga derretida, os açúcares e a baunilha até obter um creme, cerca de 30 segundos. Desligue a batedeira e raspe as laterais da tigela.
Acrescente os ingredientes secos reservados e bata em velocidade baixinha só até incorporar tudo – a massa vai ter uma aparência meio esfarelada. Junte a água e bata – a textura vai mudar para macia e sedosa. Misture as gotinhas de chocolate.

Usando uma colher de sorvete ou uma xícara medidora com capacidade para ¼ xícara (60ml), faça bolas de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas – deixe 7,5cm de distância entre uma bola e outra. Aperte cada bolinha levemente até conseguir a altura de aproximadamente 1,9cm – as minhas ficaram mais fininhas.

Leve ao forno (uma assadeira por vez) e asse até os topos ficarem levemente dourados e com poucas rachaduras, cerca de 17 minutos. Deixe esfriar nas assadeiras por 5 minutos; retire os cookies com uma espátula grande de metal e coloque-os em grelhas para esfriar completamente.

Os cookies podem ser guardados em um pote hermético bem fechado, em temperatura ambiente, por até 4 dias.

14 comentários:

Sandra G disse...

Fabiana adoro cookies, então com chocolate.
Ficaram bem apetitosos.
Bjs

Vicentina disse...

Que delícia deve ter ficado, e ainda mais com este ajudante lindo tudo fica melhor.
Bjs

Abobrinhas na Cozinha disse...

Fabi, adooooooro cookies!!!
Nham, nham, delícia de receita!
Beijocas!

Fla - Arte na Cozinha disse...

Oi Fabiana, tudo bem contigo?
Estou aqui para agradecer e retribuir a visita em meu blog.
E olha, quanta coisa boa e legal eu vi aqui.
Adorei sua florzinha de crochê, eu também me arrisco a fazer algumas coisas e adoro.
E esses coockies? Meninas eu comeria um monte deles agora viu!
Já sou sua seguidora.
Beijão,
Fla

Cláudia disse...

Para mim, cookies comprados não chegam aos pés dos caseiros. Aqui não se compra, só se faz! E o cheirinho deles então...

bjs

Pierre Corneille disse...

Fabiana;

que delícia esses cookies! Deu água na boca. Muito obrigado por sua visita e seus comentários no meu blog. Já estou seguindo o seu também.

um grande beijo.

Fabrícia disse...

E acredita que era para eu me chamar Fabiana? Sua Fabrícia é linda .... beijos.

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Oi Fabiana!
Obrigada ela visita...vim retribuir.Q blog delicioso.
Eu amo cookies, esses dias eu peguei uma receita na net, mas ficou duro q nem pedra. O q será q eu fiz de errado? rs...
Eu não cozinho bem, mas gostaria muito de aprender :)
bjokas

Abelha Maia disse...

O menino é lindooo.
Que cookies deliciosos, adoro chocolate branco.
bjssss

ameixa seca disse...

Que maravilha, óptimo aspecto. Realmente não é fácil escolher de entre tantas bolachinhas que a Pat tem :)

Fabiana disse...

Sandra*Tinha tantas receitas de cookies no meu caderninho, que fui decidir na ultima hora.
mas ficou deliciosos.
bjs

Vicentinha* ahahah....meu filho é super curioso, a parte que ele mais gosta é peneirar os ingredientes.
bjs

Abóbrinhas na cozinha*Esse ficaram deliciosos.
Distribui alguns para umas vizinhas e fizeram sucesso.
bjs

Fla*eu que agradeço a sua visita,fico muito feliz, porque cada dia encontro um blog novo, com receitas deliciosas, e uma dona super simpatica.
bjs

Claudia* vc tem razão, me lembro até do gosto dos industrializados.
Muito pesado, com muitos conservantes.
Feito em casa, é gostoso e tem muito carinho.
bjs

Pierre* eu que agradeço a visita, como já escrevei acima, é maravilhoso, encontrar outros blogs, através de outros blogs, e assim vai.....não para!
Para a minha alegria!
bjs

Fabrícia* Puxa, que legal!
aqui todos começam com a letra F, o meu caçula chama Felipe.
bjs

Dea* obrigada pela visita!
Esses são os meus segundo cookies.
Da primeira vez, fiz 2 fornadas, uma assando mais tempo(ficou duras) e outras assando menos(ficou mole), será que foi isso??o tempo???
bjs

Abelha* Obrigada!
Meu filhote é um grude!
Curioso e esperto, porque fica na cozinha para raspar as panelas e latas de leite condensado...ahahha
bjs

Ameixa* ahahha é verdade, contei 40 tipos de cookies, vou riscando do caderninho para não repetir.
Fora outras receitas que encontrei em outros blogs.
Delicia!!!
bjs

Pam disse...

hum...eu também adoro cookies e realmente é super dificil escolher entre só uma receita, pois é facinho encontrar varias deliciosas pela internet...adorei os seus...:)
beijinhos

Anônimo disse...

Que filhotinho lindo, Fabiana!
Parabéns!

Fabiana disse...

Márcia * Obrigada pela visita!!!
Adorei e volte sempre!
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...