domingo, 27 de fevereiro de 2011

BRIGADEIRÃO

Vou ficar ausente por um tempinho, mas volto daqui uma semana.
Enquanto isso, deixarei alguns posts programados.
Bom Carnaval para todos!!!!

Esse bolo, foi um grande presente para mim.
Quem me apresentou a ele, foi a Celina, uma grande amiga, que fiz no Orkut,
 graças a uma amiga nossa em comum.
Ela fez esse bolo no final de ano, e me mandou as fotos.
Aquela imagem do bolo, cheio de furinhos, de chocolate e parecendo muito com um chocolate aerado
que eu adoro, não saiu da minha cabeça.
 Até o dia em que ela me passou o link do site e a receita.
Fiz correndo!
O nome da sobremesa é brigadeirão, mas  ele parece um bolo.
A receita é da Rita Lobo,  cozinheria de mão cheia, que acompanhei na minha adolescencia através das revistas Capricho, Caricia e Querida, quando ela ainda era modelo.
Hoje, encontramos ela e suas receitas no site Panelinha
 que também tem um livro, que virou o meu, mais novo sonho de consumo.

PARA A MASSA

Ingredientes

7 ovos
7 colheres (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de fermento em pó
50 g de coco ralado
50 g de chocolate granulado
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma fôrma de pudim (com furo no meio) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

2. No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o chocolate granulado, até obter uma massa homogênea.

3. Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno por cerca de 1 hora. Enquanto o brigadeirão assa, prepare a cobertura (veja a receita abaixo). Quando retirar do forno, passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma e deixe esfriar.

4. Para desenformar, coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Espalhe a cobertura no brigadeirão e polvilhe com chocolate granulado.

PARA A COBERTURA

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga 

Modo de Preparo

Numa panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa até o brigadeiro soltar do fundo da panela por cerca de 7 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.






38 comentários:

Pimenta Biquinho - Adriana disse...

Ai FABI, eu comeria uma fatia desse Bolo agora mesmo, acompanhado de um copo gigante de Coca-cola gelada, antees de ir dormir,hahaha.

Beijos e bom Carnaval pra você!!!

Ale Quejinho disse...

Puxa, vou sentir sua falta, ainda bem que uma semana passa rapido!
Ale

Ellen - Cupcakes Fun disse...

Fabiana to aqui babando!!
Que delícia!!!

Bom carnaval!! Aproveite bastante! haha

Beijos

Ellen - Cupcakes Fun disse...

Fabiana to aqui babando!!
Que delícia!!!

Bom carnaval!! Aproveite bastante! haha

Beijos

adriana nikolatos disse...

Deliciooooooso!

Isabel Salvador disse...

que coisa boa amiga,adorei,boas férias amiga,bjokinhas

Sara Ramos disse...

Fabiana, que sonho de bolo, com tanto chocolate. Fiquei louca por uma fatia. hehe
Beijinhos
Bom Carnaval! ;) *

Ana Rita Marreiros disse...

Ai menina que coisa boa!!!!E agora voçê se vai???Ohhh vou sentir a sua falta!!!!Volta logo tá?

Um bom Carnaval, pois voçê está na terra do melhor Carnaval do Mundo!!!

Bjoka
Rita

Lourdes Sabioni disse...

Essa tentação é o objeto de desejo dos meus filhotes. Eles comem tudinho sem respirar! KKKKK
Bom descanso, querida!
Beijos!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Também ja' fiz uma receita de brigadeirão, mas parece que a tua com cobertura ficou melhor!
Tudo do Panelinha eu amo, a Rita é um show de talento.
Bjim com karim
Léia

Bichinha disse...

A sério conte seu segredo para manter a linha e comer estas delícias todas.

"Manjares da Manu" disse...

Menina que bolo simples e de um efeito maravilhoso!!!Estou aqui babando!!!Vou levar mais uma receita do seu cantinho!!!

Bom descanso!!!Boa semana!!!

Bjs....

Cheiro Doce disse...

DELICIOSO hein?!
Me deu um desejo de comê-lo... ehehe

Beijos
Ana

Paula Rody disse...

Noooossa, esse é o bolo de chocolate que mais me deu água na boca!!! Eu queeeero =)
Anotada a receita ;]
beijos

Rachel disse...

Nham, nham, nham, é só o que dá para falar com essas fotos.
Deve ficar muito bom, pelo aspecto é bem diferente de um que já fiz aqui.
Deu água na boca!

Bom Carnaval para você, aproveite bastante!
Bjuss!!!

Fran disse...

MEUDEUSDOCÈU, o que significa isso... Significa que me deu uma vontade enorme desse bolo agooora, e vou ter que fazer...rsrsr
Beijos

Dani Hoffmam disse...

Que tentação!
chocolate com morango ainda, aiaiaiaiai!

Feliz mini-férias pra vc e volte logo!

bjão e boa semana
Dani

Teto Doce disse...

Este bolo deve estar uma delicia.

Bjos, Fabi
ótimo carnaval

Sandra G disse...

Ohhhhhh, espero que a sua ausência seja por uma boa causa.

Esse bolo, minha nossa coisa mais deliciosa.

Bjs

Andréa Santana disse...

Fabiana,
que bolo maravilhoso parece um pudim, essa fatia com essa calda e com esse morango ficou de dar água na boca, muito lindo!
Vou sentir sua falta, mas aproveita bem e curta bem o carnaval!!!

Beijos,
Andréa..

Valéria disse...

Oi minha linda, um bom descanso pra você, aproveite bem o carnaval e como sempre, muito obrigada por esses presentes que você nos deixa.
Beijos
Valéria

»¤Þ䵣䤫 disse...

Fabi ficou maravilhoso esse bolo hein, vou guardar aqui e fazer assim que tiver um tempinho, um ótimo carnaval pra vc também! Bjokas

Receitas para a Felicidade disse...

Este bolo é um poço de tentação e de calorias mas nem interessa é irresistivel ADORO!!!

BEIJOS E TENHA UMA BOA SEMANA!!

Jotta e Rosley disse...

Aqui em casa quem faz o brigadeirão é meu filho mais velho o Ruan, ótima receita, fácil e bem saborosa, abraços!

Georgia disse...

Meu Deus!! Lá vou eu mais uma vez arriscar meus dotes culinários, embora quase nunca dê certo... mas esse parece fácil né? Vou tentar! Ganbarimasu ^^/

Josy disse...

Fabi querida

Esse bolo brigadeirão está de arrasar. Deu água na boca,os morangos deram uma apresentação linda ao brigadeirão. Adorei.

Vou sentir sua falta, mas desejo uma semana de descanso maravilhosa e volte com novidades...bjocas. Bom Carnaval

Saam! disse...

Fabi, que lindo brigadeirão, que de fato parece mesmo um bolo de chocolate aerado! Me lembrou uma gigantesca barra de suflair! *-*

Bom carnaval!!!
Aproveite bastante

Beijos grandes!

A Paixão da Isa disse...

que bolo tao bom comia um bocadinho beijinhos e volta rapido

São Ribeiro disse...

ESTE BOLO ENCHE-ME AS MEDIDAS, UM DIA DESTES TENHO QUE FAZER.
FICOU LINDO.
BJS

Talita disse...

E que furinhos, hem, Fabiana! Fiquei aqui super curiosa pra provar essa textura, cobertura, sabor... Ai, ai... =)

Beijos

Júlia Martins disse...

Nossa... que coisa maravilhosa... è uma peça pois estou de promessa.. Mais ela acaba em novembro, estou selecionando já algumas receitas para fazer quando essa promessa acabar e tenho certeza que esse brigadeiraão estará incluido ... Nossaaa delicioso de maissssssssssss

Parabens linda !

Marly disse...

Oi, Fabi,

Ué, este é o famoso bolo de chocolate sem farinha e ele é mesmo uma DELÍCIA!, rsrs. Ai, estes furinhos estão me tentado demais!

Um beijo e boa semana.

Carol Fernandes disse...

Nossa Fabi, isso é uma perdição!!! Estou aqui babando e comendo com os olhos! Fazer dieta é preciso, mas quando a gente vê essas coisas as lombrigas querem sair todas pela boca...rsrsrsrs...
Mas valeu querida! Quando puder aproveitarei essa receita maravilhosa!
Beijos doces!

Aninha **Fairy** disse...

Olá Fabi!!
Estou pensando em realizar um sorteio no meu blog!
Me ajude com a sua opinião?

Obrigada!
:-)
Beijos!
http://cozinhaninha.blogspot.com

Natália Eleutério disse...

A foto está uma tentação, bom carnaval, bjs.

Catarina Collins disse...

Fabi,
Ficou lindo esse brigadeirão... Esta com um aspecto delicioso, com esse chocolate todo : )

PS. Bom carnaval e divirta-se bastante.

Beijinhos

® disse...

Oi fia,
Nunca fiz brigadeirão, acredita?!
já te falei, dó do forno =/
preciso superar isso...rs
Até eu q não ligo prá chocolate...amei!
Gostei das plantinhas, diferentes...
e da fatia com morango, aqui está caríssimo.
Um bejim procê...

Monalihsa Cávallaro disse...

Olá Fabiana, tudo bem? Acompanho o seu blog há um bom tempo, adoro a forma como vc prepara as coisas, o seu jeito caprichoso, vc está de parabéns! Preparei o seu brigadeirão na semana passa e ficou maravilhoso! Fiz na versão sem lactose porque não posso comer leite e derivados. Postei essa receita hoje no meu blog, porém coloquei os devidos créditos, tá? Obrigada pela receita maravilhosa! Um Grande Beijo! =)
http://thelactosefreediary.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...