sábado, 22 de janeiro de 2011

MYOGA

,
 Hoje, minha amiga Miki me trouxe um saco de Myoga.
Eu nunca tinha experimentado, e me lembro vagamente de ter visto na epoca em que eu morava no Japão,
mas como ainda, não tinha me apaixonado pela gastronomia, nem dei muita bola.
Mas hoje, se me deres algum ingrediente diferente e exótico, corro para pesquisar sobre ele, e depois corro para procurar receitinhas deliciosas.

Myoga* (Gengibre Mioga) é um broto de aroma e sabor picante, lembrando uma cebola com gosto de alho. 


Vc pode utilizá-la em conservas, como adicional em refogados, para temperar arroz, ou em saladas. É muito utilizada também na culinária japoneza. 
Estudos sobre esse vegetal revelam propriedades anti-cancerígenas.

Como vi que ele tinha um sabor picante, nem arrisquei muito.
Primeiro, apresentei aos meu filhos numa versão com peixe.
Temperei os filés de tilapia com sal, alho e limão.
Coloquei um fio de azeite numa frigideira e fritei os filés de tilapia junto com algumas fatias do myoga.


Depois fiz uma saladinha de pepino com myoga, temperei com sal, vinagre e azeite.
Meu filho logo que comeu, falou que tinha gosto de alho.

Um comentário:

RUTE disse...

Que interessante Fabi!
Adoro conhecer novos alimentos.
Não sabia da existência da Myoga. Adorava experimentar. Pode ser que venha a aparecer à venda cá em Portugal.
Mais beijinho.
Rute

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...