segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BOLO CREMOSO DE CHOCOLATE COM CAFÉ

.
Quando procuro uma receita,  levo em conta as fotos das guloseimas, pois primeiro, 
como com os olhos, depois dou uma olhadinha nos ingredientes.
Quando tem algum ingrediente diferente, fico super curiosa.
Essa receita foi a junção das duas coisas.
As fotos do blog da Simone, o Chocolatria, me deixaram com agua na boca.
E o café, é um ingrediente que nunca usei nos meus bolos e doces.
No blog, a Simone fez também uma calda de chocolate,
eu não fiz.
E ela explicou que pode substituir o café espresso pelo descafeinado. 

*Se você não é muito chegada no café, aconselho a não colocar o café, pois aqui em casa, o bolo não agradou muito o paladar dos meus filhos.



Ingredientes:
200 g de chocolate ao leite
200 g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
5 ovos médios em temperatura ambiente
1/2 xícara +1 colher(sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de pó de café espresso (eu usei uma colher do café descafeinado)
Modo de Fazer: Derreta o chocolate e a manteiga em cubos no microondas (potência média por cerca de 2 minutos ou até derreter) ou em banho-maria. Bata os ovos até ficar espumante. Adicione o açúcar, a mistura de chocolate e manteiga e misture bem. Por último, adicione a farinha de trigo peneirada e o pó de café espresso. Verta a massa em uma fôrma de fundo falso redonda, cerca de 22 cms diâmetro, forrada com papel manteiga, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos – em forno convencional.
Ela deve estar craquelada e bem molinha. Retire do forno e cubra com um pano. Desenforme morno-frio.

Calda:
100 g de chocolate mentolado- utilizei um com recheio de menta, mas vc pode utilizar chocolate ao leite/meio amargo + algumas gotas de essência de menta
1 1/2 colher de manteiga sem sal
1/3 xícara de creme de leite
1/4 xícara de açúcar refinado
1 colher(sopa) de pó de café espresso
Modo de Fazer: Leve o chocolate em pedaços e a manteiga para derreter no microondas (potência média, cerca de 1 minuto e meio). Quando derretido, junte o açúcar, o creme de leite e o pó de café. Misture vigorosamente com um fouet, até obter uma calda lisa, sem grumos e brilhante.


25 comentários:

Aninha Padredi disse...

Ai que tudo! Adoro doces com café!
Ficou com uma cara maravilhosa!
Beijocas

Daniana Bittencourt disse...

Fá, eu sou igual vc: gosto de receitas com fotos. Acho que agente precisa saber como é, porque é a imagem que aguça a vontade. Também nunca usei café, tenho receio de não gostar e acabar desperdiçando um bolo inteiro... Quem sabe só com o chocolate?
Abraço, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Georgia disse...

Fabi, vc faz moissoshiro aí na sua casa?
Vc pode me passar a receita?É que achei várias receitas na internet, mas se vc souber, pra mim é melhor que é mais confiável nee!
Umas levam hondashi e outras não, aí fico sem saber se coloco ou não...e vc acha melhor o misso claro ou o escuro?
Arigatou nee!!

Kissu!!

Frames for you disse...

Quanta coisa gostosa rs...

Sandra G disse...

Querida, eu ia adorar esse bolinho, chocolate e café que bela junção.

Bjs

ameixa seca disse...

Adoro o café junto com chocolate, fica uma combinação bem potente :) Esse bolo está fenomenal!

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Ai!!Fabi..
Que delícia!!Vc e seus maravilhosos doces...Tentação!!rsrsrs
Fiquei com água na boca..
Beijinhos.....

»¤Þ䵣䤫 disse...

Fabi, meu noivo também não ia gostar muito por causa do café, agora essas fotos suas estão de matar o guarda hein, lindas de mais, nunca vi um bolo que ficasse tão cremoso assim! Super 10! Bjokas kilida!

Stefânia Barreto Tissot disse...

Huummmmmmm! Sou do time do café...acho que deve ficar com sabor bem marcante...

Beijocas!

Monica Uehara disse...

Nossa! Fabi! Esse bolinho ficou maravilhoso heim, amiga! Tão cremoso! Parece um pudim. Acho que nem precisa da caldinha mesmo.

Vivian disse...

menina, que looucura é essa ?!!! ai meus quilos a mais !!

bjks

Talita disse...

Ai, Fabi, você faz cada coisa!!

Fiquei babando nesse bolo tão cremoso! No meu caso colocaria bem pouquinho café!

Um beijão, querida!

www.culinariasaborecor.com disse...

Que delicia de bolo amiga, eu amo a combinação do chocolate com café e essa cremosidade do bolo ficou demais. Vou levar a receita ta. beijinhos

Marly disse...

Oi, Fabi,
A imagem do bolo é realmente muito apetitosa, com esse interior cremoso.
Eu também tenho uma receita dessas (sem café), que faz sucesso aqui em casa. Mas nunca me lembrei de postá-la no blog, quem sabe agora eu me animo, rsrs. Os seus filhotes são muito bonitinhos, viu?

Beijão!

Andréia disse...

Oi Fabi, este bolinho está divino, ein?!
Adoro essa combinação..Chocolate com café :)
bjokas

Renata Boechat disse...

Oi Fabi

Que delícia de filhotes no post de baixo e que delícia de bolo esse hein?

Deu fome amiga!

Pitadasdilu disse...

Oi Fabi! Que delícia esse bolo e esses morangos com calda... ótima combinação.
Bjos, Lú.

Georgia disse...

Oi Fabi, vc sumiu, o que aconteceu?
Saudades!!
Bjus!

Andréa Palomo disse...

Oi Fabi, que show de receita, já vou experimentar. Tem um selinho prá você lá no meu blog. Passa lá pra pegar. Um beijo.

Pri Kiguti disse...

Fabi!
Tudo bem?
Saudade de visitar os blogs amigos...
Estávamos no yasumi de verão, aí já viu...
Nem coloquei as receitinhas que gostei em prática, fiquei super preguiçosa e só queria saber de comer fora...
Mas estou de volta!
Bom final de semana!
Beijokas!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Oi Fabi, tá td bem por ai???? Tem selinho pra vc no meu blog! Passa lá! Bjokas

tatiane disse...

Super tentador esse bolo. Amo a combinação café + chocolate. Receita anotada!
beijos

® disse...

Fazinha...
Saudades de vc e de nossas prosas..
Te enviei um email, espero q tenha recebido...
Fiz seu bolin de novo, qdo puder vem tomar café comigo, viu?!
Bejim procê e prá seus amores!

Anônimo disse...

Deve ficar ótimo com café, parece muito saboroso!
Parabéns pelo blog, tem ótimos posts e receitas maravilhosas, copiei várias!

Valentina disse...

Adoro chocolate e café junto. Muito bom. O bolo está com consistencia de brownie por dentro. que delícia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...