sexta-feira, 4 de junho de 2010

TOMATE FRANCES, TAMARILHO, TOMATE JAPONES

Depois que me meti na cozinha, ando curiosa para experimentar tudo o que é diferente.
Dias desses, algo me chamou a atenção....
foram esses tomates francês.
Logo que peguei o fruto, uma senhora me advertiu para não comer a casca.
Fiquei ainda mais curiosa!
Comprei e experimentei.
Bom, para mim, parece que estava comendo um maracuja, comi a colheradas, e só as
semente e a polpa, porque a casca é amarga.

O Tamarilho por vezes escrito tamarillo, tomate japonês, tomate inglês ou tomate arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
É rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol
É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.
Na Bahia recebe o nome de "tomatão" e em São Paulo de "tomate francês".
Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como "tomate de árvore".
Em Portugal também é conhecida como "tomate brasileiro".

3 comentários:

Laidybird disse...

Dei uma olhada no seu blog. Achei este post interessante, uma vez que este tomate têm ainda outro nome, na zona onde vivo chamamos-lo de tomate da Índia.

Um bom ano 2012 :D

Vou continuar dando uma olhadinha no seu blog .

Anônimo disse...

Onde consigo semente desse tomate? Quando era criança tinha um pe dele em casa

Orlando
orlando.bernini@gmail.com

Anônimo disse...

Plantei umas 20 sementes desse Tomate japones, sem mesmo sabendo que era o mesmo, pois ganhei de um colega de serviço, o mesmo agora já encontra-se com quase 2mts de altura de folhas grandes e que exala um odor muito forte parecido com borracha queimada, estou replantando os mesmo fora da horta, já que o mesmo fica uma arvore de uns 4mts de altura + ou – adorei saber que o mesmo é muito nutritivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...