quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CREPE DE CHOCOLATE COM SORVETE



No dia que fiz a receita do bolo de crepes, separei 3 crepes para fazer uma das sobremesas preferidas da minha filha.
Crepe recheado com sorvete.
Aproveitei e coloquei chantilly e joguei ovomaltine por cima.
 Vou postar a receita dos crepes de chocolate.

Massa dos crepes:
170g (¾ xícara) de manteiga sem sal gelada, picada
225g de chocolate meio-amargo bem picadinho – usei o Callebaut amargo produzido no Brasil, que tem mínimo de 51% de cacau
210g (1 ½ xícaras) de farinha de trigo
67g (1/3 xícara) de açúcar
½ colher (chá) de sal
600ml (2 ½ xícaras) de leite integral em temperatura ambiente
6 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Ferva 60ml (¼ xícara) de água em uma panelinha em fogo médio-alto. Adicione a manteiga, 1 pedaço por vez, mexendo bem com um fuê a cada adição. Retire do fogo e junte o chocolate. Mexa até dissolve-lo completamente. Reserve.
Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela média. Em outra tigela média, misture bem o leite, os ovos e a baunilha. Junte esta mistura à mistura de farinha aos poucos, mexendo até que fique uma mistura lisa. Adicione o creme de chocolate e mexa até obter uma mistura homogênea. Passe por uma peneira e descarte quaisquer carocinhos. Coloque a massa numa tigela bem fechada (tipo Tupperware) e refrigere por 2 horas ou de um dia para o outro.
Aqueça uma crepeira/frigideira anti-aderente de 20cm em fogo baixo e pincele com manteiga derretida – aqui fiz uma alteração. Os crepes que saíram destruídos foram feitos com a crepeira untada. A partir do momento que parei de untar não perdi mais nenhum crepe.
Coloque porções de massa na crepeira – usei uma concha com capacidade para 3 colheres (sopa) – e frite-os em fogo baixinho, virando depois de aprox. 30 segundos, ou quando as beiradas já estiverem secas. Frite o outro lado também.
Coloque os crepes prontos em um prato e continue repetindo o procedimento até a massa acabar.
Os crepes podem ser guardados na geladeira, cobertos com filme PVC, por 1 dia


15 comentários:

www.culinariasaborecor.com disse...

Gostei da receita, de chocolate deve ficar muito bom. beijinhos

Renata disse...

Ai que delícia! Arrasou Fabi!
E posta lolgo os brigadeiros de limão, fiquei super curiosa!!!!

Bjs

cucchiaiopieno.com.br disse...

Amiga, isso sim sao crepes - os adoro e com sorvete (que é um dos meus vicios) ficou uma pediçao! Que delicia.
Um abraço
Léia

Natália Eleutério disse...

Por cá tá muita chuva e frio mas até que me sabia este crepe delicioso com o geladinho a acompanhar, bjs.

Ana Patricia Almeida disse...

Oi Fabiana, adorei conhecer seu blog e já estou te seguindo. Comecei a me interessar por blogs no mês passado e achei tão divertido e útil que até comecei a fazer um. Se tiver um tempinho dá uma olhada: www.gostosuraetravessura.blogspot.com.
Bjocas e adorei as gostosuras que vc faz.

Sandra G disse...

Fabiana, como eu compreendo os teus filhos, eu também adoro crepes, então de chocolate nem se fala.

Bjs

Unknown disse...

Só tentações fantásticas. Beijinhos

Abelha Maia disse...

Tão bom crepes com gelado, adoro, esse de chocolate então é de babar.
bjsssssssss

Nane Cabral disse...

Fabi do céu, que coisa boa hein?! ainda não almocei e estou babando... bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Pam disse...

ai que delícia esse crepe, mas nem me lembra de sorvete, meu freezer ta quebrado faz tempo e eu sou louca pra testar umas receitas com sorvete, aiaia...hehe
beijinhos

Carolina Macedo disse...

Fabiana, crepe de chocolate deve ser uma delícia!!! Eu nunca provei... E eu sou viciada em chocolate!!!!
Beijos*

Larana Colorida disse...

delicioso............adoro.

beijinhos

Carolina Andrade disse...

Fabi, eu adoro crepe doce. De chocolate nunca fiz, mas eu amo, com caldinha, com frutas, sorvete, é tudo de bom!! Espero que esteja tudo bem por ai. Um beijo enorme

Fabiana disse...

Suely * Também foi a primeira vez que fiz crepes de chocolate, e adorei.
vou repetir a dose.
bjs

Renata * Obrigada!
ah, vou postar sim....são brigadeiros de limão siciliano.
Ficaram ótimos!
bjs

Léia * Crepes, fica bom com qualquer recheio, se for de chocolate ou sorvete, estou dentro..rs..rs.
bjs

Nani * hummmm....sabe que vc me deu outra idéia..rs..rs.
um crepe com uma calda quente de chocolate....rs..rs.
bjs

Ana Patricia * Seja bem vinda!!!
Adoro conhecer blogs que acabaram de sair do forno, vou te visitar com certeza.
Obrigada pela visita.
bjs

Sandra * nessa mistura, o dificil foi escolher o que me chamou mais a atenção, se foi o crepe, o chantilly ou o sorvete..rs..rs..
bjs

Sónia * Com certeza!
E fazem a alegria dos filhos.
bjs

Abelha * Deliciosos!!
Uma pena que só sairam 3..rs..rs..
bjs

Nani * Uma boa pedida para a sobremesa..rs..rs..
bjs

Pam * Eu já gostava de crepes, agora que experimentei de chocolates, virei fã.
bjs

Cuca * se é viciada em chocolate como eu, recomendo fazer essas delicias.
bjs

Larana * Deliciosos mesmo!
um crepe para cada, foi pouco..rs..rs..
bjs

Carol * Foi a primeira vez que fiz de chocolate, e foi para o meu bolo.
só que não resisti e separei 3 para devorar de uma forma diferente..rs..rs...
bjs

ameixa seca disse...

Aiii também quero um. A tua filha tem muito bom gosto :) Quem não gosta de crepe com gelado?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...