sábado, 20 de junho de 2009

CHOCOLATE FUDGE CAKE DA NIGELLA




Bom, eu tinha jurado que depois da festa de aniversário do meu filho, eu daria um tempinho nos bolos e doces...Afinal, fiquei semanas, fazendo docinhos(brigadeiro, beijinho e doce de leite ninho), pirulitos de brigadeiros, bolos e até a empada.
E com a visita do meu cunhado, fiquei mais focada nos preparativos para a janta.
Mas a visita do amiguinho do meu filho, despertou novamente a vontade de fazer bolos.....
Imagina o caos que ficou a minha cozinha....eu doidinha, no meio da pipocas, pão de queijo, bolo de chocolate e dos preparativos para fazer o gnocchi(nhoque)......ufa!
Mas consegui!!!!
Fiz o Chocolate fudge cake da Nigella, que por coincidência passou essa semana no programa dela, e eu já estava namorando há tempos essa receita, depois que li no blog da chocolatria, que segundo a Simone Izumi, era o melhor bolo de chocolate do mundo!!!!

Ingredientes:
400 g de farinha
250 g de açúcar refinado
100 g de açúcar mascavo
50 g de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de fermento
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (sopa) de sal
175 g de manteiga sem sal, derretida e fria
125 ml de óleo de milho (ou outro vegetal)
300 ml de água gelada
3 ovos
142 ml de creme de leite
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Cobertura e recheio:
175 g de chocolate meio amargo derretido e frio
200 g de manteiga sem sal (a versão original pede 250 g)
200 g de açúcar de confeiteiro peneirado (a versão original pede 275 g)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha


Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel manteiga e unte 2 formas de 20 cm de diâmetro. Em um recipiente grande, misture a farinha, os açúcares, o chocolate, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture os ovos, o creme de leite e a baunilha. Com uma batedeira, misture a manteiga derretida e o óleo de milho até que se misturem, em seguida adicione a água e os ingredientes secos. Misture devagar. Adicione a mistura com ovo, e misture novamente. Coloque nas formas untadas previamente. Cozinhe os bolos por cerca de 1 h no forno a 180ºC e deixe que esfriem em suas formas por 15 min antes de retirá-los.
Costumo fazer meia receita deste bolo, que se acomoda perfeitamente em uma fôrma retangular pequena, tamanho 32×20cm. Para este “tanto” de massa, calcule cerca de 45 minutos no forno pré-aquecido 180 º C. Caso deseje o mesmo visual da foto, faça uma receita inteira de glacê para esta meia receita de massa de bolo.

Cobertura e recheio:
Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria e deixe esfriar um pouco. Em outro recipiente, bata a manteiga até que esteja cremosa, adicione o açúcar – 1 colher de cada vez – e bata novamente até que a mistura fique leve. Em seguida adicione a baunilha e o chocolate e misture. Coloque 1/4 dessa mistura no meio dos 2 bolos e o restante no topo, alisando com uma espátula.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...